sexta-feira, 27 de abril de 2007

Tatuagens tipográficas

Tatuar palavras e não imagens.

É este o conceito de tatuagem tipográfica, principal tema do livro Body Type: Intimate Messages Etched in Flesh de Ina Saltz, considerada prática comum entre a aristocracia antes do século XX (Eduardo VII fez a sua primeira tatuagem em 1862).

Durante mais de dois anos Ina Saltz pesquisou tatuagens que fizessem referência à literatura, política ou temas de índole pessoal. Ou qualquer coisa entre estas áreas!

O seu trabalho, que identifica e categoriza as tatuagens tipográficas, explora a omnipotência das tatuagens na cultura contemporânea, ao mesmo tempo que mostra as formas criativas como os artistas das tatuagens estão, actualmente, a usar a tipografia.
O livro mostra assim - conscientemente - a questão de como as tatuagens sairam das suas subculturas originais (gangs, presidiários - e foi antes do "Prison Break"!!! - e militares) para uma cultura mais ampla, mais "influente e educada", nas palavras da própria.
Ina Saltz é directora de arte, designer, escritora e professora nas áreas de tipografia e design gráfico.

EveryBody has a story...
E, literalmente, o corpo é a mensagem.



2 comentários:

Thiago Melo disse...

Vendo esse artigo me lembrei do site Bad Tatoos http://www.badtattoos.com/ , Onde mostra varias Tatoos bem mal feitas. Realmente na hora de tatuar pode ser melhor colocar um texto do que uma imagem ruim.

Anónimo disse...

De facto, o corpo é a mensagem. Não conhecia este conceito de tatuagem tipográfica mas parece-me sem dúvida muito interessante. Uma forma soft de body art mas carregada do significado - ainda que simbólico - das palavras.
Fernando