sábado, 28 de abril de 2007

Upgrade à memória

Vijay Srinivasan e Ted Berger, do centro de engenharia neuronal da Southern California’s Los Angeles campus University, conseguiram colocar um pequeno chip, que não ultrapassa o tamanho de 1mm quadrado, a “conversar” com células vivas do cérebro de um rato. Ambos acreditam que o sucesso desta experiência pode ser um passo importantíssimo no caminho de implantes cerebrais de aparelhos nanotecnológicos capazes de falar – e entender – a linguagem do nosso cérebro.
Um dos primeiros usos dessa nova tecnologia podia ajudar na restauração da memória em pessoas com lesões cerebrais/neuronais, ou mesmo estar na origem da criação de novas memórias. Segundo Ted Berger, a cura para a doença de Alzheimer pode assim ser tão simples como fazer um update/upgrade de um software. Com a diferença que esse software é o nosso cérebro ou, mais especificamente, a nossa memória. Esse update, na prática, consistiria no implante, através de cirurgia, de algumas células cerebrais computarizadas.

Mas poderá de facto um bocado de silicone substituir células cerebrais? A resposta de Ted Berger não podia ser mais clara: “Não necessito de elaborar uma grande teoria da mente para resolver o que é apenas um problema de processamento de sinais. Ninguém precisa de ser um grande conhecedor de música para arranjar um leitor de CD´s avariado”.


Mais informação em:

2 comentários:

Anónimo disse...

Muito interessante. Não só a notícia como o blog.

Anónimo disse...

De facto o futuro está mais próximo do que imaginamos...